Press Release

Cantora, compositora, atriz, autora.

Silvia Nicolatto é cantora, atriz, compositora, autora e pesquisadora brasileira que atua profissionalmente nos Estados Unidos desde 2020, consolidando uma carreira internacional marcada por apresentações, lançamentos e colaborações musicais. Sua trajetória reflete o diálogo de tradições musicais brasileiras com diferentes culturas, resultando em um rico intercâmbio cultural.

Nos Estados Unidos, Silvia participou de eventos culturais relevantes, incluindo apresentações em universidades como San Diego State University, no Center for Brazilian Studies e no Aztec Student Union. Além disso, integrou apresentações musicais e festivais em Los Angeles, como o Latin Sounds Festival, no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), e o Salsa Fest VII, com música popular brasileira, na Loyola Marymount University. Além disso, subiu aos palcos do Jazz Bakery/Moss Theater, e em evento de Culver City Cultural Affairs, bem como se apresentou na Casa Arjona, e em apresentações online realizadas pela Central Library e no Echo Park, reforçando a presença da música brasileira. Entre seus lançamentos mais recentes está o EP “A Força da Delicadeza”, produzido pela Brazil Arts Connection nos EUA, com interpretações ao vivo de suas composições autorais.

No Reino Unido, Silvia participou do festival Cornwall Folk Festival, contemplada por edital do Ministério da Cultura. Nicolatto realizou turnê no sul da Inglaterra ao lado dos músicos ingleses Pete Kubryk Townsend, Pete Turner e Neil Davey, passando por cidades como Falmouth, Penryn, Porthtowan, St Austell, Sturminster Newton, Truro, Uptown Cross e West Stafford, unindo a música córnica (de influência celta) à música brasileira, resultando no disco “Silvia Nicolatto and her Anglo Cornish Friends“.

A colaboração artística é uma constante na trajetória de Nicolatto. Entre os parceiros de Silvia estão: Litto Nebbia, Roberto Menescal, João Cavalcanti, Rodrigo Lessa, Rodrigo de Castro Lopes, Pete Turner, Neil Davey, Hilary Coleman, Raphael Gemal. Destaca-se ainda sua versão da música “Canoa Canoa”, de Fernando Brant e Nelson Ângelo, que inclui a introdução “Apelo”, além de parcerias musicais com Roberto Montero em “Estrada de Chão” e com Victor Pessoa Bezerra, no single “Todos juntos”, este último produzido no Brasil.

Silvia viu lançados os EPs “Amor Constante” e “Rua Ensolarada”, em parceria com Litto Nebbia, pelo selo Melopea, e participou do EP “Dieredief Pacha”, do duo argentino Gin Leguero com a música “Daqui“. Além disso, também se apresentou em cidades como Buenos Aires, La Plata e Tucumán.

Nicolatto lançou os álbuns “Rua de Sol e Lua”, “Cantiga” e “Além dos Gestos”, que reúnem canções autorais, parcerias e clássicos. Sua atuação também inclui contribuições em trilhas sonoras, como na composição “Janaína” , inserida na trilha do filme canadense “Men Proposes, God Disposes“. Suas músicas já foram transmitidas em programas de rádio de diversos países, como Brasil, UK, Holanda, Itália, Argentina, USA.

Nicolatto também participou de coros populares e de gravações com artistas como Francis Hime, Olivia Hime, Zé Calixto e Grupo Casuarina. No campo da música erudita participou do coro da Cia Bachiana Brasileira na gravação do DVD “Quadros de uma Alma Brasileira: Villa-Lobos”, registrado ao vivo na Sala Cecília Meireles, além de obras de Brahms e Mahler, entre outros compositores.

Silvia foi premiada como compositora em Monte Carmelo/MG e indicada como finalista ao Prêmio “Profissionais da Música“, em Brasília, na mesma categoria.

Expandindo sua atuação, contribuiu com publicações em eventos e livros especializados. Recentemente, publicou artigos sobre práticas musicais no eBook “Harmonia em Som: Jornada da Música”, e participou do Congresso Performus, realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Dentro dessa proposta, em breve lançará o livro Exercícios de Corpo e Voz para uma performance diferenciada, pela Editora Pimenta Cultural. Com  mestrado em Práticas Musicais Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio, Silvia combina prática artística com produção acadêmica, enriquecendo sua produção e performances.

Ao longo de sua carreira, Silvia Nicolatto apresentou-se em diversos países, além do Brasil, como Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, levando a música brasileira a palcos internacionais. Seja por meio de seus álbuns, textos, apresentações ou pesquisa, Silvia consolida-se como uma artista que apresenta sua arte conectando públicos e promovendo um intercâmbio artístico de forma singular e inspiradora.